ACUPUNTURA
Você está aqui: Para Farmacêutico > Práticas Integrativas > Acupuntura
Guia Rápido:
+ Introdução + O serviço
+ O Profissional
+ História da Acupuntura no Brasil
+ Aspectos Legais
+ Técnicas Complementares
+ Biossegurança
+ Contraindicações na Prática da Acupuntura
+ Acidentes e reações indesejáveis
+ Acidentes e reações indesejáveis (Órgãos-Sistemas)
+ Resíduos
+ Medidas de Precaução
+ Outras Medidas de Precaução
+ Entrevistas de rádio
+ Cursos de Pós-graduação lato sensu & Mestrado
+ Cursos livres de capacitação e aperfeiçoamento
+ Resoluções do CFF e outras Deliberações
+ Links
Imagem meramente ilustrativa
CONTRAINDICAÇÕES NA PRÁTICA DA ACUPUNTURA
Na prática da Acupuntura é difícil estipular contraindicação absoluta; entretanto, por razões de segurança, deve ser evitada nas condições abaixo relacionadas:
Gravidez
Por induzir o trabalho de parto, a Acupuntura não deve ser utilizada durante a gravidez. A penetração e a manipulação das agulhas em determinados pontos promove a contração uterina. Tanto a acupuntura quanto a moxabustão são contraindicados em pontos localizados no baixo ventre e na região lombossacra, durante o primeiro trimestre de gestação. Após o 3.º mês de gestação, devem ser evitados os pontos no abdômen superior, região lombossacra e pontos que causem sensações fortes, assim como pontos no pavilhão auricular.
Emergências médicas e situações cirúrgicas
Em situações de emergência, o paciente deve ser imediatamente encaminhado a uma unidade que disponha serviço de emergencial.
Tumores malignos
Nestes casos poderá ser utilizada somente como medida complementar em combinação com outros tratamentos para alivio da dor e para minimizar os efeitos colaterais da quimioterapia e radioterapia, melhorando assim a qualidade de vida do paciente. Jamais deverá ser aplicada no local do tumor ou para tratamento do mesmo.
Sangramentos
Pacientes com sangramentos, problemas de coagulação e em uso de anticoagulantes não deverão receber tratamento de Acupuntura.
Áreas que não devem ser perfuradas
Fontanelas em bebês, genitália externa, mamilos, umbigo e globo ocular.
Estimulação elétrica e terapia a laser
São técnicas que quando empregadas, o profissional deva possuir habilidades e conhecimento específico dos recursos empregados, e sempre utilizar os equipamentos de proteção, tanto para o paciente, como para ele próprio. Para esses dois recursos existem contraindicações específicas.
Fonte
Cartilha Acupuntura do Conselho Regional de Farmácia do estado de São Paulo.